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Sportster da Harley-Davidson está em produção há 60 anos

O modelo de moto há mais tempo em produção no mundo, confira sua evolução…

Atualmente muitos produtos que sonhamos em consumir, assim que são adquiridos, depois de poucos meses são ultrapassados por outros melhores.

Mas, existem exceções.

É o caso da moto Sportster da lendária Harley-Davidson. Tal modelo está em produção desde 1957. Inicialmente concebida para competir com modelos britânicos, nasceu partindo da base do modelo K (produzido entre 1952 e 1956), substituindo as válvulas do motor de 55 polegadas cúbicas (883cc), mas mantendo a refrigeração a ar.


Sportster 1957 XL

Também conservou as suspensões hidráulicas dianteira e traseira, o que na época, era um sistema avançado.

Sob o nome XL, a plataforma Sportster imediatamente provou o seu valor, em termos de vendas e potencial de evolução.

É um modelo que tem estado em constante desenvolvimento, respondendo às necessidades do mercado e marcando uma tendência, tendo sido sempre um dos maiores sucessos comerciais da marca de Milwaukee.

Um exemplo é a XLCH (Competition Hot) Sportster, de 1958, com estilo e vocação off-road, dotada de um paralama traseiro no estilo “bobber” (cortado) e um tanque em forma de amendoim, estreado no modelo 5, uma moto de 125 cc que remonta a 1948.


Sportster 1958 XLCH

Durante os anos 60, a Sportster evoluiu de forma consistente e no final da década, a XLCH converteu-se numa custom. Mas 1970 viu a chegada da lendária XR750. Foi fabricada para conquistar tanto os pisos de terra como os de asfalto.

Durante três décadas, nas competições americanas de Dirt Track, a XR750 foi colocando os seus pilotos no círculo de vencedores e no livro dos recordes.

Ficaram famosos nomes como Jay Springsteen, Chris Carr, Richy Graham, Mert Lawwill, Kevin Atherton, e sobretudo Scott Parker que conquistou perto de 100 vitórias, a maioria delas em modelos XR.


Sportster XR 750

 

A XL de 1972 estava equipada com uma versão de 1000cc do lendário motor “Iron Head”

Em 1976, o pedal das mudanças das Sportster foi movido para a esquerda, e o pedal do freio traseiro para o lado direito, tal como atualmente.

1977 ficou marcado pelo aparecimento da XLCR (Café Racer), que deu uma nova vida a este modelo, com uma estética impactante, uma suspensão traseira inspirada na da XR750, sendo ainda hoje considerada a Sportster mais esportiva de todos os tempos.

Em 1986, a Sportster fez história com a introdução do motor Evolution Sportster, que viria substituir o velho motor “Iron Head”. Estava disponível em duas cilindradas: uma de 883cc, de tamanho e estilo idênticos ao design original do modelo 5, e 1100cc (que foi substituído dois anos mais tarde por outra com 1200cc).


Sportster XL Cafe Racer

Em 1987 introduziu-se a XLH883 Hugger, uma moto destinada a motociclistas de baixa estatura e ao crescente público das mulheres.

1991 criou outro marco, com todas as Sportster equipadas com transmissões de 5 velocidades.

Em 2000, a XL1200S Sportster Sport montava duas pinças de freio de quatro pistões à frente e outra atrás e a atrativa XL883R de 2002 incorporava um belo escape 2-1, duplo disco frontal e guiador baixo.


Sportster XLH 1200

Em 2004, todas as Sportster foram presenteadas com um novo quadro, que permitia que os motores fossem colocados em suportes de borracha.

E em 2007 foi a vez de as Sportster receberem injeção de combustível que substituiu definitivamente os carburadores.

Em 2008, consciente da necessidade de oferecer algo extra à sua clientela, a Harley-Davidson lançou a XR1200, uma Sportster com um motor de 90 cv, suspensão dianteira invertida e potentes freios, com um braço oscilante em alumínio e instrumentação moderna. Também nesse ano a Nightster destacava-se com as suas rodas pretas e o seu motor cinza, mas outro detalhe – hoje mais comum – foi a incorporação de luz traseira e luzes de freio em LED.

Por volta de 2010 começou a emergir a moderna gama Sportster, primeiro com a Iron XL883N, que se tornou o modelo base, e a carismática XL1200X Forty-Eight (48), de linha traseira minimalista e com um pequeno tanque de combustível em forma de amendoim, inspirado no desenho do modelo 5 de 1948, que está também na origem do seu nome.

Dois anos mais tarde a XL1000V Seventy-Two trouxe mais uma vez a autêntica atitude chopper à gama Sportster, à qual se juntou a mais descontraída XL1200C com o estilo mais custom e uma posição de condução bastante própria.

Estes quatro modelos relembram as Sportster dos finais dos anos 50 e 60, que marcaram uma tendência ao longo do século passado, com o seu estilo muito próprio.

Em 2016, a Iron e a Forty-Eight foram profundamente renovadas e incorporaram suspensões melhoradas e freios ABS, combinando o estilo “old-school” mais autêntico, com um quadro moderno.


Sportster XL 883 Iron


Sportster Forty-Eight

Para comemorar estes 60 anos de história emocionante, nasce como modelo de 2017 a XL1200CX Roadster que adiciona uma dimensão inteiramente nova e de desempenho dinâmico.

Agora resta-nos aguardar por mais evoluções da Sportster, tudo indica que o modelo viverá por mais longos e bons anos.

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